Preparar um SOS para as constipações com 2 óleos essenciais

O tempo das constipações está quase a chegar, e as mudanças de temperatura que se tem verificado nas últimas semanas também tem provocado alguns espirros e tosses por aí.

Para ajudar nestas situações podem ter sempre à mão um óleo essencial que vos vai ajudar a desentupir o nariz ou acalmar a tosse.

A minha sugestão recai sobre 2 óleos, o óleo essencial de hortelã-pimenta e o o óleo essencial de eucalipto.

O óleo essencial de hortelã-pimenta, é óptimo no tratamento de distúrbios respiratórios em geral, nomeadamente a tosse seca, nariz entupido, asma, bronquite e pneumonia. 

O óleo essencial de eucalipto ajuda em situações de tosse, infecções de garganta, sinusite, catarro, febre. Sobretudo alivia na diminuição de muco aliviando assim a cabeça da pressão causada pela febre de fenos e constipações.

Como os óleos essenciais por norma  são vendido em frascos pequenos de 10 ml, podem facilmente ser transportados, e em situações de nariz entupido o óleo de hortelã-pimenta faz maravilhas, bastando para isso abrir o frasco e inalar um pouco do aroma (cheirar o frasco com cada uma das narinas), que alivia o entupimento.

De toda a forma ambos os óleos podem e devem ser usados em queimadores de óleos ou em vapores.

Nos queimadores é só colocar um bocadinho de água, 2 gotinhas de qualquer um dos óleos e acender a vela e deixar queimar, vai perfumar a casa e ao mesmo tempo os óleos libertam as suas substâncias anti-inflamatórias e descongestionantes. E claro deve ser usado em situações de ligeiro entupimento do nariz, tosse leve ou ligeira dor de garganta.

Para situações em que já tem um congestionamento considerável, o pingo no nariz não para de cair, e a tosse já começa a pesar, então devem fazer os vapores.

Lembram-se das imagens de uma pessoa com uma bacia de água quente com uma toalha em cima da cabeça para desentupir o nariz?, Pois podem fazer os vapores assim. Numa bacia coloquem 1 litro de água a ferver e 3 ou 4 gotinhas de qualquer um destes 2 óleos ponham a toalha por cima da cabeça para que o vapor se concentre só para a vossa cara e respirem esses vapores. Vai ajudar descongestionar mais rapidamente o nariz e/ou pulmões, e aliviar a inflamação de garganta.

Podem ser usados também em escalda pés, bastando para isso colocar 2 litros de água numa bacia e colocar 5 ou 6 gotinhas de óleo na água. O óleo em contacto com a pele dos pés e os vapores gerados vão ajudar ao alívio dos sintomas de constipação.

Em situações que já esteja a tomar medicamentos receitados pelo médico de medicina tradicional, estes métodos poderão ajudar a acelerar o processo de tratamento.

E não se esqueçam de acrescentar um chá com mel para amaciar a garganta!


Comentários

Mensagens populares